quarta-feira, 28 de abril de 2010

Dia de organizar a bagagem!

Enfim, a véspera! Dia de organizar a bagagem. Como eu nunca lembro as regras para bagagem despachada e de mão, vou aproveitar a pesquisa para colocar algumas dicas aqui.
O nosso vôo é pela American Airlines, e o site da empresa é bem esclarecedor.
(http://www.aa.com/intl/br/informacoesDeViagem/dicasDeViagem/informacoesBagagem/limiteBagagem.jsp e http://www.aa.com/intl/br/informacoesDeViagem/dicasDeViagem/informacoesBagagem/bagagemDeMao.jsp)
Em primeiro lugar, a bagagem despachada: Cada adulto têm direito a despachar duas bagagens de até 32 kg e com a soma das dimensões  de até 157 cm.
Como bagagem de mão, pode ser levada uma mala  pequena, sendo que a soma das dimensões (comprimento+lagura+altura) não pode ultrapassar 114cm e cada uma delas não pode ultrapassar as seguintes: 56 cm x 45 cm x 25 cm. E é melhor mesmo não forçar a barra, pois já vi confusão com pessoas que não conseguiam fazer a mala entrar no bagageiro.
Verifiquei que as malas menores daqueles conjuntos de malas rígidas com rodinhas parecem se enquadrar nas dimensões  de bagagem de mão (pelo menos as duas que temos em casa são assim - só não dá para usar o zíper de extensão). Em todo o caso, é aconselhável conferir.
Crianças de até 2 anos incompletos têm regras específicas em relação à bagagem.
Nesse endereço há uma pequena cartilha da Infraero que esclarece muitas dúvidas:  http://www.infraero.gov.br/upload/arquivos/impr/guiaPassageiro.swf
As regras para os vôos nacionais são bem diferentes. O melhor é verificar com a própria empresa. Eu liguei para a Webjet para tirar a dúvida em relação ao nosso vôo até SP. A empresa informou que honra a franquia internacional de bagagem para vôos realizados até 6 horas antes da partida do vôo internacional. Se bem que para a ida não teremos muitos problemas - já que a idéia é sair com bagagem reduzida.
Outra dica é colocar uma fita colorida ou qualquer outro item que ajude a identificar a sua mala no momento de buscá-la na esteira (a não ser que a sua mala já seja escandalosa por natureza). Até mala vermelha já tem se tornado comum, quanto mais as básicas pretas ou azuis.
Uma vez vi um tag muito engraçadinho numa mala. Nele estava escrito em letras garrafais: Not your bag!!! 
Dúvidas esclarecidas, agora só me resta escolher quais das malas espalhadas na minha frente terão o privilégio de nos acompanhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário